Fralda ecológica: o que é e quais os benefícios de usá-la?

Fralda ecológica: o que é e quais os benefícios de usá-la?

Vale a pena usar fraldas de pano?

As fraldas ecológicas, como são chamadas atualmente, estão mais modernas e atraentes. Além de evitarem o descarte de materiais que demoram séculos para serem absorvidos pelo meio ambiente, elas não possuem substâncias cancerígenas na composição, têm melhor custo benefício e não causam alergia ou irritações nos bebês.

O conjunto calça plástica com fralda de pano mudou, não precisa mais de alfinetes ou fita crepe para ser fechado. Os modelos de hoje contam com botões ou velcro.
Sem contar que podem ser lavadas na lavadora de roupas e usam tecidos tecnológicos super absorventes para manter o bebê seco e confortável. Inspiradas nas antigas calças plásticas, as fraldas ecológicas têm uma capa impermeável e a parte interna feita de tecido absorvente para deixar os bebês sempre sequinhos. Mas não são mais feitas de plástico. Agora, existem materiais impermeáveis respiráveis e estampas para todos os gostos.
Na parte interna, as fraldas tradicionais foram substituídas por tiras de tecidos absorventes mais finos para o dia e mais parrudos para a noite, quando as trocas são mais espaçadas.
Um outro aliado das mamães adeptas da versão ecológica é um forro feito de material biodegradável, como fibra de bambu e de milho. Ele é indicado para crianças maiores com fezes sólidas e é colocado entre a fralda e a pele do bebê, podendo ser descartado no próprio vaso sanitário para facilitar a limpeza da fralda.

Modelos

 

Existem várias marcas e modelos de fraldas ecológicas, algumas delas fabricadas no Brasil.
Podem variar de tamanho conforme o peso do bebê, como acontece com as fraldas descartáveis, ou ter tamanho único com ajustes como velcro ou botões, que se adequam  às diversas fases da criança.
Outra distinção é o tipo de uso das fraldas: existem as diárias, as noturnas e até aquelas para serem usadas na piscina. A diferença está ligada ao acabamento das capas e tecidos absorventes do interior.
A parte interna também pode ter alteração. Algumas têm um bolso para acomodar o absorvente e outras já têm a parte absorvente acoplada, sendo mais práticas para saídas de casa ou idas à escola.

Questão ambiental

Enquanto um enxoval de fraldas ecológicas de um bebê é de 24 fraldas contando até as usadas na piscina, um bebê usa em média 5 mil fraldas descartáveis até o desfralde. O descarte dos modelos descartáveis é algo preocupante. Além do grande volume de lixo gerado, o tempo de decomposição é de 200 a 600 anos. A queima desse lixo não é uma solução já que libera substâncias tóxicas e cancerígenas.
A destinação das fezes com o uso das fraldas de pano é muito mais adequadas, já que é feita no vaso sanitário e não vai parar no lixo doméstico, como acontece com as descartáveis.
Outra questão é se vale a pena usar as fraldas ecológicas, já que elas terão que ser lavadas diariamente. A quantidade de água, energia e outros recursos naturais necessários para a produção, distribuição e descarte das fraldas descartáveis é superior aos gastos na produção e lavagem da versão ecológica, o que acaba impactando muito menos o meio ambiente. Fazendo das ecológicas uma boa opção.

Higienização

A lavagem das fraldas ecológicas é bem simples. Elas podem ir para a máquina de lavar roupas com sabão neutro e devem secar ao ar livre.
Podem ser armazenadas num balde sem água para serem lavadas quando for acumulada uma quantidade ideal para ir para a máquina. Se a lavagem não acontecer todos os dias, é recomendado que o balde seja tampado para evitar que insetos pousem nas fraldas. Tanto as capas quanto os absorventes devem secar ao ar livre. O sol ajuda a retirar possíveis manchas, já que não é recomendado o uso de água sanitária, alvejante ou amaciante para não danificar as peças ou irritar a pele do bebê.

Alergias

Muitos bebês têm alergias com fraldas descartáveis isso porque elas são produzidas com agentes químicos que podem irritar a pele tão sensível dos pequenos. O branqueamento do material do interior da fralda que ficam em contato com a pele do bebê e o gel que absorve a urina são elementos que podem dar reações. Sem contar que elas acabam esquentando a região o que também pode causar urticárias.  

Custo-benefício

O kit completo de 24 fraldas ecológicas indicado para um bebê até o desfralde custa muito menos do que 5 mil descartáveis, mas a conta para avaliar o custo-benefício das fraldas é muito mais complexa. Precisamos incluir nesse cálculo a água das pré-lavagens e lavagens, sabão e até a energia elétrica gasta para fazer a máquina de lavar roupas funcionar. Feita a conta, as fraldas ecológicas custam menos que a metade do investido na compra das descartáveis. Veja os valores detalhados aqui: http://mepoupenaweb.uol.com.br/investimentos/fraldas-de-pano/
E na conta nem foi contabilizado o creme anti-assaduras, item obrigatório quando se usa o modelo descartável. Como as fraldas ecológicas são produzidas com materiais que deixam a pele respirar, os bebês não tem assaduras e não precisam usar pomadas.

Qual é a sua opinião sobre as fraldas ecológicas? Deixe o seu comentário.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *