Filho na cama mais cedo significa pais mais felizes e saudáveis

Filho na cama mais cedo significa pais mais felizes e saudáveis

Quem tem filho sabe: um dos maiores desafios da maternidade é a privação de sono. Acordar durante a noite com frequência, “lutar” para fazer a criança dormir, regular o sono do bebê. Haja paciência e humor para resistir a essa batalha diária. E resistir por anos, pois já mostramos aqui no Blog da Maya que os pais dormem mal por seis anos, em média, após o nascimento do filho. Agora mais um estudo sobre o impacto do sono das crianças no bem-estar familiar comprova o que, na prática, muitos pais já sentem: colocar a criança para dormir cedo, até 20h30, faz bem para a saúde dela e a dos pais.

Pesquisadores australianos descobriram que, independentemente de quanto tempo dormem, as crianças que iam para a cama mais cedo tinham melhor qualidade de vida e uma saúde melhor, comparada a outras crianças. Além disso, os pais tinham um menor nível de estresse e também um melhor estado de saúde.

Filho na cama mais cedo significa horas a mais para os pais se cuidarem, curtirem um ao outro, colocarem demandas de casa em dia e descansarem com uma boa noite de sono. Esses fatores levam a uma vida mais equilibrada e feliz. Sem contar que, quando a criança vai para a cama mais tarde, automaticamente os pais também demoram mais pra dormir, encurtando o tempo de sono.

“Então, mães e pais, levar as crianças para a cama cedo não é só ótimo para elas. É bom para você também ”, diz o pesquisador principal Dr. Jon Quach, do Murdoch Children’s Research Institute, localizado em Melbourne. “Esses benefícios foram observados em todas as crianças que foram para a cama mais cedo, independentemente se elas acordaram cedo ou dormiram até mais tarde”.

Os benefícios para a criança

Tanto o horário de ir para a cama quanto a qualidade e a quantidade de sono ideais dependem de diversos fatores, incluindo a rotina de cada família, a faixa etária da criança, seus horários habituais de sono e se ela tira cochilos ao longo do dia, explica a neuropediatra Paula Girotto neste artigo.

Mas os benefícios de antecipar a ida pra cama são muitos. Colocar a criança para dormir mais cedo regula seu relógio biológico, permite que ela descanse melhor, desenvolve suas funções cerebrais, estimula os hormônios do crescimento e, consequentemente, diminui suas chances de ficar doente.

Participaram do estudo intitulado “Crescendo na Austrália” 3.600 crianças, nos primeiros 9 anos de vida, e seus pais. Os pais responderam questionários de 2 em 2 anos, começando quando elas tinham de 4 a 5 anos, depois 6 a 7 e, por último, 8 a 9 anos. Os resultados foram apresentados na conferência australiana Sleep DownUnder 2015, em Melbourne.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *