fbpx

Gestação, amamentação e muito mais

Empreendedorismo materno e pandemia: a importância de comprar de mães

Empreendedorismo materno e pandemia: a importância de comprar de mães

Ser mãe e empreendedora sempre foi um desafio e tanto. Agora, em tempos de pandemia e isolamento social, com uma recessão sem precedentes batendo à porta então! Além de se adaptar à rotina com filhos em casa, muitas mulheres estão tendo de reinventar o próprio negócio. Mais do que nunca, acreditamos na Maya que é importante incentivar o empreendedorismo materno e os pequenos negócios.

Na média, segundo pesquisa recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos negócios estão operando com um faturamento 60% menor do que o período pré-crise.

No Brasil, segundo o Sebrae, 24 milhões de mulheres estão à frente de empreendimentos. Vale dizer que boa parte delas abrem seus próprios negócios por necessidade — para superar o desemprego (geralmente vindo com a maternidade) ou aumentar a renda. Buscam independência financeira e, em muitos casos, uma forma de sustentar a família inteira – atualmente quase metade das casas brasileiras são chefiadas por mulheres, situação bem diferente da que era vista alguns anos atrás. Estudo feito pela Rede Mulher Empreendedora (RME) mostra que 75% das mulheres abrem uma empresa após ser mãe.

>> Leia todos os posts do blog sobre coronavírus 

Uma das principais dificuldades em manter seus negócios está no acesso a crédito e linhas de financiamento. Com a pandemia do novo coronavírus, mulheres empreendedoras enfrentam o desafio extra de manter a empresa em um dos períodos mais instáveis da economia. Podemos atualizar o velho bordão “Só sendo mãe para saber” para “Só sendo mãe empreendedora para saber”! Ou até “Só sendo mãe empreendedora em tempos de pandemia para saber!”. E, como sempre, buscar uma rede de apoio ajuda a aliviar as dores maternas. Por isso, listamos abaixo uma série de iniciativas que ajudam o empreendedorismo feminino ou/e materno. Coragem, você não está sozinha! E só sendo mãe para saber que a força vem de sabe-se lá onde, mas ela vem!

Redes de apoio ao empreendedorismo materno

Maternativa

B2Mamy

Rede Mulher Empreendedora

Rede materna

Escola de Negócios da Mãe Empreendedora

MMPM – Marketing de Mãe Para Mãe

Social Mom



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *