fbpx

Gestação, amamentação e muito mais

Cérebro de crianças com mães afetuosas e presentes se desenvolve mais rápido

Cérebro de crianças com mães afetuosas e presentes se desenvolve mais rápido

Tentar compreender como o desenvolvimento das crianças é impactado pela relação construída com a mãe é objeto constante de pesquisas. Já mostramos aqui no Blog da Maya uma curiosa imagem de uma ressonância magnética captando o “amor” entre uma neurocientista e seu bebê de dois meses. Hoje vamos falar da importância do afeto materno no cérebro da criança na primeira infância.

Uma importante área do cérebro cresce duas vezes mais rápido em crianças cujas mães são afetuosas e presentes em seu cotidiano. A conclusão é de um estudo liderado pela psiquiatra americana Joan Luby, da Universidade de Washington.

Imagens do cérebro mostraram que esse tipo de criação era mais benéfica para crianças com até seis anos e que não podia ser compensada. Isso quer dizer que aquelas mães que passaram a ser mais afetuosas com os filhos já maiores não influenciam mais no crescimento do cérebro.

A área atingida positivamente por essa atenção materna é o hipocampo, responsável por funções como memória, aprendizado e controle das emoções. Um dos objetivos do trabalho, diz a pesquisadora, é reforçar aos pais a importância de demonstrar afeto e oferecer estímulos positivos nos primeiros seis anos de vida do filho. O resultado eles vão ver lá na frente, com adultos mais capazes e preparados emocionalmente. Aqui nesta matéria da BBC você pode saber mais sobre a pesquisa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *