Drinks, comidinhas e sobremesas leves para curtir o Ano Novo sem culpa

Drinks, comidinhas e sobremesas leves para curtir o Ano Novo sem culpa

Receitas e dicas para manter todo mundo na linha pensando nas grávidas e lactantes que não devem consumir álcool nem exagerar no açúcar e nos alimentos gordurosos

O período de festas de final de ano no Brasil tem altas temperaturas e muita comida e bebida.

Essa combinação é restritiva para gestantes e lactantes, que têm que se privar de muitas dessas delícias para não passar mal ou prejudicar o bebê. Separamos algumas receitas de drinks, dicas de comidinhas e até sobremesas para ninguém passar vontade e ter um final de ano muito gostoso.

Um brinde

O calorão dessa época pede uma bebida refrescante e bem gelada. Se você não pode nem pensar em caipirinha ou naquela cerveja estupidamente gelada, temos duas dicas de drinks sem álcool para alegrar as festas.

A primeira sugestão é um mojito sem álcool. Serão necessárias 8 folhas de hortelã higienizadas, açúcar para adoçar, meio limão, gelo e água com gás. Para começar, macere as folhas de hortelã com o açúcar. Corte a metade do limão em 4 partes e esprema de leve dentro do copo, mas não descarte a fruta. O limão também vai para o copo. Adicione gelo e complete o copo com água com gás.  

Uma outra opção é um drink de romã, fruta que simboliza a prosperidade e tem tudo a ver com essa época do ano. A sugestão é usar uma jarra de vidro grande para preparar e servir o drink. Encha-a com gelo. Coloque uma peneira na boca da jarra para recolher as sementes e esprema 2 limões taiti, 1 laranja pêra e 1 romã grande. Acrescente 250 ml de água com gás e algumas folhas de hortelã. Mexa e se achar necessário adoce com um pouco de açúcar ou mel.

Bom apetite  

As carnes magras como peixes e aves são as mais indicadas para quem quer uma ceia de Ano Novo mais leve e balanceada. Apostar num peixe ou peru assados pode ser uma boa opção. Os legumes são bons acompanhamentos e também podem ir ao forno ou serem servidos como purês. As saladas não podem faltar na mesa de fim de ano e além das folhas, preparações com grãos são uma boa opção.

A nossa sugestão é fazer um peixe assado na trouxinha de papel manteiga com aspargos e abobrinhas e uma salada de lentilhas. Comece pelas lentilhas deixando 1 xícara de molho por 6 horas. Escorra a água e leve para uma panela com 4 xícaras de água em fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até os grãos ficarem macios. Desligue o fogo e escorra. Faça o tempero da salada na tigela onde ela será servida. Junte 4 colheres de chá de vinagre branco, 2 colheres de sopa de azeite, uma pitada generosa de sal e apenas uma pitadinha de açúcar. Misture esse molho com uma colher e adicione as lentilhas ainda mornas. Ervas frescas como salsinha e cebolinha ou cebolas combinam bem com essa salada e podem ser acrescentadas logo depois das lentilhas serem combinadas ao molho. Se quiser acrescentar 2 colheres de sopa de nozes ou amêndoas picadas, misture somente na hora de servir.

Para o peixe, serão necessários 4 filés de peixe branco que pode ser pescada branca, tilápia, linguado ou merluza. Pique uma cebola grande, uma abobrinha em cubos e quatro aspargos. Corte quatro pedaços de papel manteiga para fazer as trouxinhas individuais. O papel precisa acomodar o peixe com os legumes e ainda ter espaço para o vapor cozinhar os alimentos. Abra o papel num prato fundo e coloque os legumes e a cebola no centro. Acomode o peixe em cima deles e tempere com sal, pimenta, um fio de azeite, duas colheres de sopa de suco de limão e cebolinha picada. Feche a trouxinha de papel dobrando as extremidades uma sobre a outra como um pastel para o líquido não vazar.  Leve ao forno médio (180 graus) por 15 minutos. Quando for servir, cuidado ao abrir a trouxinha. O vapor pode causar queimaduras.

Uma saladinha de mini agrião dá um toque final ao prato.  

Sorbet de morango

Doçura  

A primeira coisa que se pensa quando desejamos um docinho, mas queremos maneirar no açúcar, é nas frutas. Realmente, são uma ótima opção, mas as sobremesas festivas pedem algo mais elaborado. Os sorbets são super refrescante, gostosos, mas não têm a gordura do leite dos sorvetes, por exemplo. Um manjar branco de coco geladinho pode acompanhar uma calda de maracujá e ficar super refrescante. E um sagu de abacaxi também adoça qualquer ceia na medida certa.

A nossa dica é um docinho de frutas secas e você não vai precisar levar ao fogo e nem de pratinhos para servi-lo. Hidrate 100gr de damascos e 100gr de uva-passa escura sem semente num recipiente com água até cobrir as frutas. Quando perceber que as frutas estão inchadas, cerca de 30 minutos depois, escorra a água e processe com 4 tâmaras sem sementes 50gr de coco fresco e 100gr de farinha de amêndoas. Deixe resfriar na geladeira por 2 horas e enrole os docinhos. Envolva as bolinhas com coco ralado ou lascas de amêndoas e estão prontos para a festa.

Como será a sua ceia de Ano Novo? Compartilhe as suas dicas e receitas com a gente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *