fbpx

Gestação, amamentação e muito mais

Acessórios para amamentação: preciso deles?

Acessórios para amamentação: preciso deles?

Os acessórios para amamentação geralmente engrossam a lista do enxoval para a chegada do bebê. É almofada de amamentação, conchas, pomadas, absorventes para seios, e por aí vai… Mamães de primeira viagem, encantadas com a variedade de produtos no mercado e sem experiência, acabam comprando (ou ganhando) o que acham importante. “Vai que eu preciso?”. Mas será que estes itens são realmente necessários?

A dica é: vá com calma. A maioria das mulheres pode amamentar seu filho sem a necessidade de dispositivos especiais. A fonoaudióloga e consultora de amamentação Natalia M. Zveibil orienta a adquirir os acessórios só quando indicado e se necessário. “Essa questão é complicada porque, quando usados, os produtos são específicos para cada caso”. A seguir, com a ajuda da Natalia, falamos um pouco sobre os principais itens:

Almofada de amamentação

A almofada de amamentação não é essencial, mas pode ajudar em alguns casos. O importante é o bebê estar sempre bem posicionado e a mãe confortável e com os braços apoiados. Natália geralmente não recomenda a almofada porque acha que a mulher fica desajeitada e o contato entre mãe e bebê diminui.

Almofada de amamentação
Almofada de amamentação da marca Meu Nani: um dos acessórios adquirido por mães

Bico de silicone

O bico de silicone preciso de uma recomendação específica. Geralmente, é indicado para mães que têm o mamilo plano ou invertido (para facilitar a “pega”), mas, mesmo nesses casos, nem sempre é necessário. O uso do bico intermediário de silicone deve ser indicado por um especialista e o ideal é que seja temporário.

Absorvente de mama

É colocado dentro do sutiã para absorver o excesso de leite materno, o protetor absorvente não é recomendado porque pode deixar a região úmida e causar uma candidíase mamária. Quando usado, no entanto, deve ser trocado com bastante frequência.

Conchas

As conchas para as mamas são dispositivos plásticos em forma de disco, com um orifício redondo no centro, que são colocados abaixo do sutiã, ajudando o mamilo a projetar-se para a frente (protrusão do mamilo). Seu uso deve ser recomendado por um especialista. Não é indicado para mulheres que não tenham problemas no mamilo. Pode causar ingurgitamento mamário (leite empedrado), fissuras, obstrução de ductos e proliferação de fungos.

Pomada de lanolina

A pomada de lanolina não deve ser usada como prevenção da dor e do trauma mamilar. A lanolina deixa a pele mais sensível e se utilizada em excesso ou em local inadequado pode causar obstrução de ductos. Além disso, diz Natália, a pele pode ficar escorregadia o prejudicar a “pega” do bebê. Somente em casos de lesões extensas, ou que não melhoram com ajustes no processo de amamentar, a lanolina pode ser recomendada.

Sutiã de amamentação

O sutiã de amamentação é item importante para as novas mães. Contribui para que a mulher fique mais confortável com as mudanças que ocorrem no seu corpo durante a gestação e facilita na hora de amamentar o bebê. Aqui a gente já falou sobre como escolher o modelo ideal.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) fez uma lista interessante também sobre estes acessórios que auxiliam no aleitamento materno. Vale dar uma espiada. Importante você não sair comprando tudo que achar necessário. Deixe para adquirir quando realmente for indicado para o seu caso. Se estiver com problemas na hora de amamentar ou com dúvidas sobre este processo, procure o seu médico. Há especialistas em amamentação que também trazem dicas valiosas para a hora de alimentar o seu filho. Aqui neste post a gente explica quando você deve procurar a ajuda de uma consultora de amamentação.

*As almofadas de amamentação que ilustram este post são da marca Meu Nani.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *