6 atividades simples e divertidas para comemorar o Dia das Crianças

Livro infantil

Brincar é uma palavra mágica para as crianças e, mais do que diversão, garante o desenvolvimento delas. Dedicar tempo para participar destes momentos é importante para ampliar a intimidade e os vínculos emocionais com os pequenos.

Para celebrar o Dia das Crianças, listamos 6 coisas bacanas para agitar a criançada e te deixar mais perto do seu filho. Tem opções para todos os gostos e tamanhos e, no caso de algumas delas, não será necessário nem sair de casa.

 

1. Brincando na cozinha
Colocar as crianças em contato com atividades domésticas pode ser muito divertido. A cozinha é um lugar da casa comandado pelos adultos, o que traz muita curiosidade para os pequenos.

Deixar a criança participar das funções da cozinha pode ter gosto de brincadeira. Ela só precisa estar bem acomodada numa altura em que alcance a bancada de preparação da receita e usar utensílios seguros para sua idade.

Ajudar a separar os ingredientes de um bolo, quebrar os ovos e mexer a tigela pode ser muito legal. Sem contar assistir a transformação daquela massa molenga num bolo fofinho.

Outra receita que pode agradar é a produção de biscoitos, pães ou tortas em que a criança pode literalmente colocar a mão na massa.

Se você estiver pensando que brincar com farinha pode ser uma grande bagunça, temos uma dica: montar uma pizza com uma massa pronta. Você verá como a criança ficará orgulhosa de participar da preparação do jantar.

2. Projeto “faça você mesmo”
É sempre muito divertido pais e filhos trabalhando juntos num projeto. Não precisa ser nada complicado: é só usar materiais caseiros e deixar a imaginação fluir.

Aviõezinhos de papel podem ganhar novos formatos e dobras ou até serem
estampados e um pote de plástico e alguns grãos de arroz ou feijão se transformam em chocalhos.

Garrafas pet também podem ser transformadas em pinos de boliche, pinos para jogos de argola, cofrinhos, cata-vento e muitas outras coisas.
Rolinhos de papel higiênico também são materiais versáteis para esse tipo de projeto: eles podem virar coroas, vários personagens e até castelos.

Não tem limite para a imaginação. É só tentar.

 

3. Ler e escrever
A leitura pode ser bastante estimulante para a criatividade infantil. Os pais devem incentivá-los a desenvolver esse gosto pelos livros.

Contar histórias para os filhos, ler com eles ou até deixa-los que leiam para os pais.
Mesmo as crianças que ainda não foram alfabetizadas podem contar a história de um livro a partir das ilustrações da publicação deixando a imaginação fluir.

Outra ideia é criar uma história em conjunto. Pensem em personagens e nas muitas aventuras que eles podem viver. Outra habilidade que pode enriquecer esse projeto é o desenho. Além de escrever a história, o livro pode ser ilustrado e muito colorido.

 

4. Diversão ao ar livre
Se você tiver um quintal em casa não perca a oportunidade de aproveitá-lo. Brincar de bola é sempre uma boa opção. As possibilidades são tão variadas que vão dos esportes como futebol, vôlei e basquete até as brincadeiras como queimada e batata quente.

Outras brincadeiras tradicionais como amarelinha e bambolê costumam agradar os pequenos. Um passeio no parque ou na pracinha também pode ser uma ótima maneira de curtir um dia ensolarado com as crianças.

 

5. Vai dar jogo
Para quem está pensando em atividades mais tranquilas, os jogos de tabuleiro ou de cartas são sempre uma boa pedida. É importante pensar na faixa etária da criança para definir o grau de dificuldade do jogo.

Existem várias opções de jogos de cartas como Mau-Mau, Buraco e Paciência, por exemplo. Os jogos de tabuleiro são outra alternativa.

Se não tiver nem baralho e nem um jogo de tabuleiro elaborado, não se esqueça que com papel e caneta é possível se divertir por muito tempo com o Stop. É só definir a categoria de palavras que serão incluídas e escolher a letra para começar a rodada. São brincadeiras que podem salvar um dia chuvoso.

6. Para os artistas
Seu filho gosta de desenhar? Faça uma grande bagunça com um pedaço de papel e muitas opções para rabiscar. Nada de folhas A4, o interessante da brincadeira será usar uma superfície maior do que de costume: uma cartolina ou até um rolo de papel e várias opções de canetinhas, lápis, tintas, giz, carimbos. Vale até colagem. Afinal de contas, é Dia das Crianças. Dê asas para a sua imaginação.

Tem ideias bacanas de brincadeiras para compartilhar com a gente? Contamos com vocês para agitar a criançada.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *